CLM COMUNICA

O Centro de Línguas apresenta o projeto original do CLM COMUNICA.

Salientamos que algumas informações do projeto já foram modificadas e que esta página busca esclarecer os princípios que nortearam esta atividade.

"
Centro de Línguas de Maracanaú


PROJETO I CLM COMUNICA




TEMA: REVELANDO MUNDOS


Professores participantes: Vladia Lendengue, Débora Santana, Fernanda Freitas, Carlos Rangel, Dário Conde, Daniele Caetano, Francisco José, Luilda Martins, Keyle Andrade, Renata Fontenele, Paulo, Vitor Hugo.
Estagiária de nível superior: Elisangela Maria.






"Cultura é todo comportamento humano-cultural, transmissão social...
Cultura é saudação dirigida a alguém...
é a forma de educar a prole...
é o modo de vida da sociedade...
Cultura é um termo que dá realce aos hábitos e costumes de um povo."

Aloysio Ullmann, no livro Antropologia: o homem e a cultura








Maracanaú, Setembro de 2012.



  • Apresentação e Justificativa

O ensino de uma segunda tem ganhado, ao longo dos séculos, fundamental importância nas relações políticas e culturais entre diversos povos. Desde a antiguidade conhecer a língua de um povo já representava grande poder de negociação e mesmo poder de guerra. A modernidade trouxe para o centro das discussões o ensino estatizado deste conhecimento, haja vista, ser também uma necessidade compreender o que outros povos produzem a fim de manter-se intimamente inteirado das mudanças que acontecem na ciência, filosofia, arte e tantos outros ramos das relações humanas. À medida que as fronteiras foram cada vez mais desaparecendo no campo da informação durante o século XX, esta necessidade deixou de ser algo que além de atrair status, também se torna uma necessidade básica para as relações internacionais e interpessoais, principalmente com o aparecimento e o crescimento de novos meios de comunicação de difusão cultural como cinema, rádio, televisão e Internet.
Com este exponencial crescimento observou-se ainda que além do aprendizado do código linguístico compartilhado pelos povos em suas especificidades, também se tornou fundamental compreender como esta língua se comporta frente a inúmeras formas de realização, haja vista o grande emaranhado de costumes revelados pelo estudo de um idioma. Afinal, o que se conclui e que aprender uma segunda língua é também entender e aprender muito sobre uma outra cultura.
Neste sentido a FEIRA COMUNICA é uma proposta que busca unir os dois aspectos citados: aprendizado da língua com o conhecimento da cultura envolvido. Para tal, entende-se sob os aspectos comunicativos da língua, que o quanto mais o estudante tiver contato com situações reais e efetivas de uso do seu conhecimento do idioma, melhor estará preparado para uso da segunda língua.
Pensando assim, esta primeira edição traz como tema REVELANDO MUNDOS, uma síntese do que ocorre a medida que as descobertas de segundo idioma trazem para a vida do aprendiz. Novos olhares para diferentes aspectos do cotidiano do homem, o respeito a diferença e a ao novo como sinónimos.
Para concretizar tais ideias a feira propõe uma miscelânea de atividades que propiciam a aproximação de novos e velhos mundos sob a ótica do descobrir e consequentemente aprender.


  • Metodologia

Os alunos de 1º a 8º semestres deverão assistir oficinas e sessões de cienena ofertadas pelos professores do CLM e apresentar nos dias 8, 9, 10 e 11 de outubro atividades referentes à: Exposição Cultural, Degustação Culinária e Apresentações Artísticas. As atividades citadas deverão ser executadas no turno de aula respectivo de cada aluno do curso de inglês e, no caso, do espanhol e LIBRAS em turno integral. Ficará a critério de cada professor a delegação das tarefas assim como a orientação e explicação aos alunos. Cabe aos alunos pesquisar e executar as mesmas a fim de obterem graduação de 30% na nota de participação oral.


  • Objetivo Geral

Proporcionar um espaço de interação entre professores, alunos do CLM e a comunidade no que se refere aos aspectos linguísticos e a divulgação de diferentes culturas.
  • Objetivos Específicos

  1. Organizar um evento em que estudantes e professores do CLM possam apresentar os resultados de seus estudos e ações sobre aspectos linguísticos e culturais de diversos países de língua espanhola e inglesa, bem como do Brasil através da Língua Brasileira de Sinais;
  2. Promover um momento de atividades complementares entre professores e alunos do CLM;
  3. Atualizar, aprofundar, intercambiar e adquirir conhecimentos referentes ao turismo, literatura, gastronomia, música e cultura de um modo geral dos países de língua espanhola e inglesa e o Brasil;
  4. Ofertar palestras, oficinas e minicursos aos alunos do CLM;
  5. Discutir e refletir sobre a diversidade cultural e também linguística;
  6. Consolidar a FEIRA COMUNICA no calendário de eventos do CLM;
  7. Despertar o interesse dos Maracanauenses pelo estudo e aprendizagem de uma segunda língua.
  • Participantes:


 Alunos e Professores do CLM, bem como pessoas interessadas em conhecer a cultura dos diversos países de língua espanhola, inglesa e no caso do Brasil a LIBRAS."

Postar um comentário

0 Comentários